Esse é um tripé de sustentação fundamental para que um homem e uma mulher vivam plenamente um relacionamento afetivo. Não podemos afirmar se tais características são causa ou efeito do amor, mas sabemos que, se faltar uma das três na relação, a convivência ficará comprometida.
A admiração é a nossa capacidade de sintonizar com o belo. É o encontro da beleza de cada um de nós com o belo que existe no outro.
Imagine como seria insuportável viver com alguém e nunca sentir estímulo para dizer: “Como você está bonita!”, “Que inteligente você é!”, “Sinto orgulho de você!”, “Adoro fazer amor com você!”…
Quantas vezes nós simplesmente não reconhecemos as características do outro, que seriam dignas de admiração?
Admirar seu companheiro é saber ver sua grandeza mesmo nos gestos mais simples.
Já o respeito nos dá a certeza de que não faremos ou diremos nada que possa desvalorizar a pessoa amada. Quando alguém ama de verdade uma pessoa e protege esse amor, sempre há respeito nesse relacionamento.
Quando há respeito entre duas pessoas que se amam, elas não querem que nada de mal lhes aconteça.
A outra característica fundamental para que o amor se desenvolva é a confiança: aquela sensação que temos de que, aconteça o que acontecer, poderemos contar com o outro. É a certeza de que o companheiro nos quer, mesmo que estejamos em um momento ruim… É a tranqüilidade e a segurança de podermos contar tudo o que quisermos, sabendo que, se for pedido, o sigilo será mantido…
Quando você confia em alguém, checa e confronta qualquer informação que possa ameaçar a relação. Não permanece na dúvida, baseando-se em suposições.
A pessoa em quem confiamos é aquela que sabemos que nunca ridicularizará nossos sentimentos, não fará comentários maldosos sobre nós e nunca será desonesta conosco. Mas sempre terá um ouvido atento para nos escutar, um ombro onde possamos chorar ou descansar, mãos que nos estarão sempre estendidas e cabeça para nos ajudar a pensar.
Amar é respeitar, é admirar, é confiar. Pense sobre isso e faça algo com essas idéias, para melhorar os seus relacionamentos.
(Texto adaptado de meu livro “Amar Pode Dar Certo”.)
Um grande abraço,
Roberto Shinyashiki
Nenhum comentário:
Postar um comentário